sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Qual a diferença entre mármore e granito?

Quando entramos no assunto pedras, soleiras, pingadeiras, bancadas, uma dúvida sempre fica; qual a diferença entre mármore e granito? Porque posso usar mármore no banheiro e não posso usar na cozinha? Qual a melhor opção?

Ambos são materiais de alta qualidade, a questão é que cada um tem suas recomendações.

Sobre Mármore:


O mármore é uma rocha natural composta por um mineral e calcita , é um material bastante poroso por esse motivo risca e mancha com mais facilidade. Tem um grau de absorção de liquido médio-alto, por esse motivo não é indicado para áreas molhadas da cozinha, pela proliferação de fungos e bactérias que podem contaminar os alimentos. Já para a bancada do banheiro, mesmo sendo um material poroso, é indicado para bancadas.



Sobre Granito:

O granito é uma rocha natural composta por mica, feldspato e quartzo (minerais), o que significa que o granito é uma pedra mais resistente, com baixa absorção de líquidos, e por isso muito mais resistente a manchas e riscos. A pedra é recomendável para áreas externas, bancadas de cozinha, banheiro, revestimento de piso.



Sobre a limpeza ambos deve-se dissolver qualquer produto de limpeza em água, não deve-se passar o produto diretamente sobre a pedra.

Comparativo: 

Mármore x Granito



Tabela do site Gessoraima

Uma opção também para diferenciar o mármore do granito é raspar uma faca, num cantinho é claro, se riscar fácil é mármore. 

Espero que tenham curtido, bom fim de semana a todos, e até a próxima!
♥ Beijos ♥

53 comentários :

  1. Os dois são lindos se bem usados e cada um tem seu cjarme, como disse vc é só usar no local correto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, os dois são muito bons cada um no local indicado!
      Bjos

      Excluir
  2. Oi Cris mais uma vez tirou minhas dúvidas. Eu acho dos dois lindos, o granito da cozinha eu já decidi, agora no banheiro eu ainda não sei se vou de mármore ou granito também.

    Bjos

    http://comprandonossoape.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana!
      Que bom que gostou! Na cozinha vou de granito também, mas o banheiro, ai ai ai... é uma dúvida!
      Bjos

      Excluir
  3. Existem mármores mais resistentes e antibacterianos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, os mármores mais escuros são mais resistentes, são menos porosos, os pretos até são usados para cozinha.

      Excluir
  4. Oiii


    nossa que legal nunca tinha visto um comparativo assim tão legal!!
    queria marmore no banheiro.. mas acho caro pra mim!! hehehehehe


    bjinho
    www.enquanto-isso.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Sara! Depende se vc for fazer somente a cuba talvez mais um nicho não se torna tão caro e é uma coisa que dura muito tempo, acho que vale a pena o investimento.
      Bjos

      Excluir
  5. Oi Cris!
    São ambos lindos, mas quem dera poder colocar mármore em tudo né.. um luxo, adorooo o mármore emperador, está lindo nesta foto que vc postou!
    Beijos!

    http://minhacasaemvinhedo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Ana! É verdade, até postei num outro post fotos de cubas em mármore imperador, é um luxo, pena que é super caro!
      Beijos

      Excluir
  6. Como sempre vc arrasa e manda muito bem nestas matérias! Parabens! Bjaum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh Sessa querida!! Obrigada!!
      Beijos

      Excluir
  7. Acredita que acabei de comprar duas soleiras e aí, venho ver seu post! rsrsrs
    Precisei de duas soleiras para os banheiros e escolhi o mármore travertino para não destoar da bancada.
    Beijossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Babi! Cheguei atrasada com o post então, se não tiver instalada quem sabe consegue destrocar!
      Eu também no dia que fui comprar as pingadeiras já fui com o travertino em mente e já fui pedindo as medidas que eu precisava no travertino, a marmoraria me pediu para que ia usar e já me tirou da cabeça.
      Mas quem sabe na soleira da porta não pegue tanta umidade!
      Bjos

      Excluir
  8. Essa sempre foi uma duvida, e agora já esta esclarecida..rsr
    beijus
    http://aesperadoprimeiroape.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Carla! Ahhh que bom que ajudou!
      Bjos

      Excluir
  9. Oi Cris!!
    queria colocar o branco prime (granito) na bancada do banheiro da suite, e mármore travertino no outro banheiro!!
    Será que o travertino p/bancada mancha muito? (já que é bem poroso).

    Bjs
    http://casadosgansos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaque! Eu acho que se não for cuba escovada não tem problema, tem que tomar alguns cuidados para não deixar metal, alumínio ou algum recipiente que enferruje em baixo sobre a pedra, ou também produtos fortes em contato direto com a pedra. Uma coba de sobre por, semi encaixe, ou outro modelo que parecido pode usar tranquilo.
      Bjos

      Excluir
  10. Cris vc como sempre nos orientando muito bem! Eu coloquei nas soleiras todas o bege bahia,mas não sabia se era marmore ou granito...coloquei as escuras!Agora ja estou espertinha!!srrs bjos linda semana pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pati!! Ahhh que bom que gostou! A gente tem que ir compartilhando o que aprende né kkk
      Quando fui comprar as pingadeiras, já fui pedindo o travertino, ai a marmoraria já me explicou tudo como era e que não daria certo, mas se eu realmente queria eles vendiam. Dai comprei o Granito branco dallas e ficou muito bom tbm!
      Bjos

      Excluir
  11. Adorei as dicas Cris! Quero colocar na bancada do meu banheiro, e tinha essa dúvida.. rs

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Erika! Que bom que gostou, para bancada do banheiro qualquer um dos dois da certo!
      Bjos

      Excluir
  12. Olá, adorei o post, não sabia a diferença entre os dois!
    http://desejoserperfeita.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi Cris!
    A diferença é enorme da dureza do granito comparado ao mármore super poroso! Usei granito na bancada do banheiro social Preto São Gabriel e na escada Branco Itaúnas, mármore no banheiro da suíte Branco Souza e no lavabo Travertino! Amei todos e super indico!! rsrs :)
    Beijos!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Grazi, fez ótimas escolhas, ficaram lindas!
      Bjs

      Excluir
  14. Oi Cris, adorei o post, sempre temos essa dúvida agora estamos bem orientadas!
    Parabéns!

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa!! Que bom que ajudou!! E uma dúvida frequente, os dois são pedras naturais sempre rola uma dúvida!

      Bjos

      Excluir
  15. Cris, adorei o seu blog, simplesmente lindo.
    E adorei ainda mais este post sobre granito x mármore. Juro q eu achava q o granito era mais fraco kkkkk. Tenho uma mesa de ferro com pedra de granito branca na cozinha, e sempre fiz cara feia pra ela kkkkkk
    E tbm nao sabia q granito para bancadas na cozinha eh melhor, q legal, eu ja ia em busca do marmore para fazer as bancadas.
    Em relação a preço, o q vc pode dizer? eles tem muita diferença?
    beijossss e ja estou te seguindo :)

    http://meudoceamadocantinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Dani!! Fico muito feliz que esteja gostando do blog!!
      As pedras sempre foram uma dúvida minha também, até que eu fui a marmoraria para comprar as pingadeiras do apê, ai eles me explicaram tudo certinho!
      Sobre os preços, tudo depende da cor, tem mármore que é mais caro que granito e assim por diante. O granito branco dallas que foi o que eu escolhi para pingadeiras estava R$380m², o mesmo preço de várias cores do mármore. Isso vai depender mesmo da cor que vc escolher! Varia muito, mas vale a pena investir em granito, é muito bom!
      Bjos, seja bem vinda!

      Excluir
  16. Oi, Cris! Acabei de conhecer o seu blog, sou decoradora e gosto muito deste universo...Tô seguindo para acompanhar tudo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Bila! Que honra ter decoradoras me seguindo rsrsrs!
      Seja bem vinda!
      Bjos

      Excluir
  17. Estou construindo e ainda não decidi o que colocar na escada que combine com porcelanato bege, que cor de granito ou mármore me sugerem? Tenho dois banheiro s que o revestimento é bege e marrom na parede, não sei que cor de granito coloco nas bancadas do banheiro? Gostei de um que se chama ocre tabira vocês conhecem, fica bonito na escada? E o mármore bege bahia no banheiro fica bom, ou escada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Vanessa, com certeza use granito, é mais resistente a riscos e não mancha. Essa cor Ocre Tabira não conheço mas se vc quer alguma que combine com bege te sugiro Acqualux, Amarelo Icaraí, Amarelo Ornamental, Branco Dallas, Branco Fortaleza, Café Imperial, Ouro Brasil, essas são algumas das cores que mais combinam com bege ou marrom que são seus tons!!
      Para a bancada do banheiro fica muito legal o bege Bahia, mas para a bancada, pois para o piso pode manchar por causa da umidade, para a escada realmente use granito que não se arrepende.

      Excluir
  18. gostei muito de suas dicas sobre o mármore e granito, sempre tive essa dúvida também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que te ajudou Vanessa!! Bjão

      Excluir
  19. Ambos os materiais são de excelente qualidade e fica bonito no piso de salas, quartos e outros ambientes da casa.

    Pouca gente faz isso, mais é super importante fazer a impermeabilização do granito, pois, só assim ele ficara mais bonito e protegido contra manchas de óleo, café e intempéries.

    Ótimo artigo.

    Abraços!

    Atenciosamente,
    Freitas RJ

    ResponderExcluir
  20. E como filete do boxe do banheiro, pode usar?
    Estou pretendendo por o mármore bege Bahia em todos os ambientes, exceto na bancada da cozinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tássio! Você quer usar filetes de mármore? Não entendi muito bem sua pergunta, desculpe. O mármore não é recomendado para áreas molhadas, pois mancham com mais facilidade, são mais porosos. Para bancadas de banheiro é recomendado, já na cozinha fuja do mármore, escolha uma pedra mais resistente.

      Excluir
    2. Se você quer usar apenas na divisão do box, área seca para área molhada, onde vai o vidro, a baguete que falam, ai pode sim!

      Excluir
  21. Seria rodapés e soleiras em bege Bahia. No banheiro surge essa dúvida. Poderia caso não fosse utilizável um filete de banheiro em mármore bege Bahia, colocar a soleira deste ambiente em bege Bahia e a bancada e o filete em algum tipo de granito?

    ResponderExcluir
  22. Tássio! É melhor você não utilizar dois tipos de pedras em um ambiente só, escolhe um e fez a bancada, filetes e tudo mais, encontre um que combine com o ambiente. Se vc utilizar dois tipos em um ambiente só vai ficar meio poluído visualmente.
    Espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  23. Oi Cris,

    Verifiquei em outros blogs e existe muita, mas muita mesmo, reclamação dos granitos claros na bancada da cozinha, pq mancha muita, enferruja, etc.
    Nunca vi tanta reclamação, logo os meus preferidos! Branco itaúnas...

    Abs

    Flora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flora! Os claros mancham sim, se não tiver um cuidado redobrado, se deixar um lata na pedra, por exemplo, por muito tempo o ferrugem que cria em baixo mancha, ou em casos da marmoraria não impermeabilizar a pedra, quando molha ela muda de cor, quando seca volta a cor normal, se optar por uma pedra clara tem que ter a consciência de que o cuidado tem que ser muito maior!
      Abs

      Excluir
  24. Oi Cris estou em duvidas, o bege Bahia é mármore ou granito?

    ResponderExcluir
  25. Bom dia.Existe granito bege bahia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite

      Existe um mármore bege bahia, granito não!

      Excluir
    2. Oi Cris Dellani,estou pensando de colocar a bancada do banheiro social beje Bahia e da suíte preto!
      Fica bom?

      Excluir
    3. Oi Cris Dellani,estou pensando de colocar a bancada do banheiro social beje Bahia e da suíte preto!
      Fica bom?

      Excluir
  26. Olá Cris Dellani, pode me tirar uma dúvida? Comprei as soleiras e peitoris todos Bege Bahia, mas o pedreiro me disse que não é bom, em pouco tempo aparece furos no granito, é verdade?

    ResponderExcluir
  27. artigo muito interessante, estão de parabéns. espero que visitem minha pagina de pintura e decoração com fotos e videos de (antes e depois)

    ResponderExcluir
  28. Oi Cris bom dia!

    Tenho uma duvida existe granito na cor Bege Bahia?

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e por seu comentário!
Beijos *-*